Solenidade de São Francisco de Assis

“Nestes últimos dias, a graça de Deus nosso Salvador apareceu em seu servo, Francisco, para todos os
verdadeiros humildes e amigos da santa Pobreza. Venerando nele a superabundante misericórdia de
Deus, são instruídos, pelo seu exemplo, a renunciar radicalmente a toda impiedade e aos desejos do
mundo, a viver de acordo com Cristo e a sentir, com insaciável desejo, a sede da feliz esperança.”
(Legenda Maior de São Boaventura)
Caríssimo(a) amigo(a), paz e bem!
No último dia 04 de outubro celebramos a nossa grande Solenidade de São Francisco de Assis.
Celebrar nestes dias a vida deste grande santo é de fato ocasião de muita alegria.
Significa, sobretudo, recordar que a graça de Deus permanece fiel, e não cessa de nos acompanhar, fortalecer e conduzir. Esta graça, segundo Boaventura, “apareceu em seu servo, Francisco”, de modo que mesmo cerca de oitocentos anos depois seu testemunho evangélico permanece vivo, atuante e forte, ainda a nos encantar e a nos ensinar.
Nós, amigos e admiradores de Francisco, percebemos nele não somente um personagem histórico, mas alguém cujo discipulado cristão foi vivido com tal intensidade que as barreiras do tempo e do espaço são rompidas; e hoje, interpelados por tal exemplo, podemos, em meio às tantas situações, fadigas e dificuldades de nossos dias, encontrar um porto seguro na figura de Francisco, um caminho de fidelidade e paixão por Jesus Cristo que surpreende e impulsiona.
Por meio dele, avistamos um caminho de perfeita realização humana, pelo qual o encontro com Deus dá sentido a tudo. De fato, a vida de Francisco ainda hoje possui o poder de renovar as esperanças por vezes tão obscurecidas pelos problemas hodiernos. Hoje, ele nos enche de sonhos e expectativas; o sonho de um mundo melhor, onde reinam paz e bem, no qual o amor se sobreponha ao ódio; o perdão, à ofensa; a união, à discórdia; a fé, à dúvida; a luz, às trevas. Em sua história, o sonho deixa de ser fantasia e discurso para se encarnar em uma vida concreta, mostrando a nós que é possível ser melhor, é possível edificar um mundo melhor. E somos todos nós, enquanto a grande família franciscana do século XXI, os herdeiros desta força avassaladora chamada franciscanismo, filhos e filhas deste Pai Seráfico, em cuja presença encontramos refúgio.
Por isso, ao celebrarmos as suas memórias, queremos sempre mais estreitar o laço familiar que nos une e nos faz irmãos de caminhada, até que o mesmo toque que moveu o pobrezinho de Assis a entregar-se inteiramente ao Senhor seja ressoado hoje em todos os confins da terra, tão forte e decisivo como antes. Comungando deste mesmo ardor originário, sejamos nós estes anunciadores da misericórdia divina e da paz que dela provém, realidades tão bem vividas por Francisco.
Nosso mundo urge este anúncio. São muitas as realidades de conflitos, individualismos e egoísmos que desfiguram as maravilhas da criação divina. Sobretudo quanto ao ser humano, por vezes tão perdido em suas confusões. Vivemos em um tempo oportuno para que o Evangelho, regra e vida de Francisco e seus seguidores, seja escutado, vivido, anunciado.
Não percamos a esperança, irmãos.
Estes são os dias em que a graça de Deus quer nos transformar, se a ela nos abrirmos como fez o santo que celebramos. Ele nos mostrou o quão valioso é o tesouro do seguimento de Cristo, capaz de renovar todas as coisas, de transformar vidas, de revigorar a história. Verdadeiramente sua preciosidade permanece visível a todos nós, impecável e radiante. É o que nos une hoje – o brilho de uma pérola chamada Francisco de Assis.
Que sua intercessão nos ajude a sermos irradiações deste brilho.
Fraternalmente,
Pró-Vocações Franciscanas.22221983_1532668206812593_5763346227321330967_n
por Benfeitores

Deixe um comentário